Cuidado com spoilers: perguntas que ficaram após O Despertar da Força

45

Se você não assistiu O Despertar da Força, cuidado! O texto abaixo tem SPOILERS!

O Despertar da Força foi um ótimo retorno de Star Wars aos cinemas. O filme resgatou a magia da trilogia clássica e seu formato de narrativa, indicando um ótimo futuro para os novos capítulos da saga. Nós ficamos felizes e contamos para você a nossa opinião.

No entanto, muitas perguntas ficaram no ar com o término do filme. Veja abaixo o que precisamos que seja explicado, seja no cinema ou em outras mídias:

1 – O que aconteceu com Luke?

Ao final do filme, Rey encontra Luke parado em uma montanha, em um planeta isolado. O que ele estava fazendo lá? Sabemos que ele estava criando uma nova Academia Jedi, mas Kylo Ren o traiu e destruiu os seus aprendizes, e que isso fez um grande estrago em Luke.

Mas por que se isolar? O que aconteceu com o último Jedi da galáxia?

2 – Qual a verdadeira conexão entre Rey e Luke?

Kylo Ren é filho de Han Solo e Leia. Ok, nós já sabemos. Mas e Rey? Ela também é da família Skywalker e, pelos sinais deixados pelo filme, deve ser filha de Luke. Mas será que é isso mesmo?

E se ela for a filha de Luke, quem é a sua mãe? Diga Mara Jade, que nós infartamos.

3 – Por que Rey foi deixada em Jakku?

Essa pergunta vai de encontro a primeira. Vimos alguns flashbacks que mostram que Rey foi abandonada aos cuidados de alguém, possivelmente sob a proteção do personagem de Max Von Sydow. Mas, por que? Por que Rey foi abandonada no planeta?

4 – Quem é o personagem de Max Von Sydow?

Max Von Sydow é um ator de peso, um dos mais premiados nomes de Hollywood. Ele não seria convocado para o filme para morrer gratuitamente nos primeiros 10 minutos de filme. Então, algum mistério o cerca. Quem será ele? Sabemos que ele é um antigo aliado de Leia, graças ao letreiro inicial. Será que ele foi o protetor de Rey?

5 – Quem é o Supremo Líder Snoke?

Vimos que uma figura antiga, deformada e envelhecida orienta Kylo Ren, General Hux e a Primeira Ordem. Mas, quem é o Supremo Líder Snoke? Como ele conhece os caminhos da Força? De onde ele surgiu? Como ele conquistou essa importância toda na Primeira Ordem? Tem gente achando até que ele pode ser Darth Plagueis, mestre de Palpatine, dadas as semelhanças físicas…

6 – Como “Ben” se transformou em Kylo Ren?

Han Solo conta a Rey e Finn que Luke se isolou após um aprendiz o trair e destruir os seus aprendizes. Sabemos que se trata de Kylo Ren, filho de Han e Leia e sobrinho de Luke. Mas, como isso aconteceu?

E você, tem mais perguntas? Deixe nos comentários do site!

Star Wars – O Despertar da Força, atualmente em cartaz, se passa 30 anos após os evento de O Retorno de Jedi. O elenco traz Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher, Daisy Ridley, Oscar Issac, John Boyega, Andy Serkis, Domhnall Gleeson, Max von Sydow, Gwendoline Christie, Adam Driver, entre outros.

Nós já vimos o filme. Veja o que achamos!

Compartilhe

Sobre o autor

A casa de todos os fãs de Star Wars. Notícias, vídeos, colunas e tudo sobre a maior saga da galáxia.

45 Comentários

  1. PAULO HENRIQUE SUGIMOTO em

    QUE O KYLO REN TRAIU O LUKE ISSO É FATO, MAS EU NÃO LEMBRO DE DIZEREM QUE ELE MATOU OS APRENDIZES… ELE (HAN SOLO) REALMENTE DISSE ISSO?

    • Acho que foram todos os planetas da antiga república, como a starkiller tem poder de destruir uma galáxia eles destruiram todos os planetas passados nos filmes anteriores, Naboo, Coruscant, Tattoine…. Foi isso que entendi…

        • NÃO é Coruscant. Na novelização, lançada em e-book dia 19/12, a cidade mostrada é identificada apenas como “Republic City” e o sistema solar destruído é o de Hosnian. No livro, o tiro é descrito como um raio concentrado que atinge um único planeta, gerando uma supernova que, como uma onda de calor, destrói a vida nos demais planetas desse sistema. No filme, cinco planetas (ou luas) são atingidos. Coruscant não é nenhum deles, porque não fica no sistema Hosnian.

  2. Amei o filme e saí do cinema com essas mesmas perguntas na cabeça, entretanto eu gostaria de expor que, apesar do filme ter sido épico, eu queria ter ficado no suspense sobre quem era Kylo Ren e tal…

  3. Como pode a Rey vencer a luta contra Kylo Ren, que é bem mais treinado e poderoso? Ela é uma jedi tão poderosa assim? Ou foi simplesmente pelo fato de ele ter lutado ferido?

    • Porque ele ainda não é tão poderoso. Ele não está no auge e nem em decadência, ainda está em treinamento, Snoke deixa isso bem específico ao final do filme. Rey deve realmente ser muito poderosa na Força, mas ela já manja bem de luta. A cena dela contra uns elementos em Jakku serve justamente pra dar essa pista.

  4. O personagem de Max Von Sydow, chamado Lor San Tekka é um Keeper of the Faith da Igreja da Força, conforme fotos do guia visual do filme que vasou (algumas páginas) na internet. Ele não é sensitivo à Força, mas a reconhece. Também acho que ele tenha sido o guardião oculto da Rey.

    • Pelo que li por aí, ele usou um cristal instável e propósito para aparência faiscante, serrilhada. Porém, como era instável, a arma quase não aguentava a lâmina, e essa foi a desculpa das guardas, para “liberar” energia. Posso estar errado.

  5. Outras perguntas:
    Porque Kylo acaba sendo vencido por Rey? Ele é treinado no sabre e acabou sucumbindo à uma garota que nunca havia visto um…Neste caso, Rey tem tudo para ser extremamente poderosa na força dado as coisas que foi capaz de fazer!
    Como foi a separação de Leia e Solo a ponto de fazer Kylo buscar o lado NEGRO da força e em que momento Kylo tomou as ações de Darth Vader como sendo o caminho a seguir…
    E vemos pela primeira vez, stormtroopers verbalizando agressões verbais e expondo ódio e raiva nas atitudes. Uma saudação (que se aproxima das saudações nazistas) que transfere uma imagem muito poderosa sobre o ódio e o quanto a primeira ordem está disposta a destruir a resistência. Como está estrutura raivosa foi construída sobre essa nova gama de soldado?
    E Finn? Qual a origem deste personagem? De onde veio o provável par romântico (?) de Rey? E seu papel vai ser uma espécie de Han Solo das novas sequências?
    Contando os milionésimos de segundo para a sequência!

    • Os stormtroopers não são clones como os do império…eles são recrutados criancas e treinados até uma certa idade.A pergunta é pq eles no fizeram clones como o império?

  6. a narrativa do filme nos remete aos três filmes da narrativa clássica e ao ultimo que conta a historia de anakin. uma ordem jedi foi destruída. depois, uma nave, a de han solo, perseguida por uma maior… depois uma maquina mortífera a ser destruída. uma família que foi destroçada, separada a força… a primeira ordem não funciona muito diferente do império de palpatine. o novo star wars é uma colcha de retalhos. é previsível até.
    por que veneram Vader??? esse é o grande mistério…

    • Jaina e Jacen não fazem mais parte da história oficial de Star Wars. Fazem parte do chamado Legends.
      Sabemos que um dos filhos de Han e Leia se chama Ben. Aí vem os pontos: se Rey é filha deles e irmã de Ben, pq raios Leia e Han largam a guria no deserto?? Outra teoria: Rey ser filha de Luke. É um dos rumores mais fortes e mais forte ainda vai ter que ser a explicação. O rumor mais interessante que surgiu foi: Rey ser filha de Phasma (o que justifica que Phasma terá destaque no próximo filme). Agora só aguardando até 2017…

  7. Se os stormtroopers são um exército de clones, como o Finn pode dizer que foi “retirado de sua família no nascimento” ? Alguns stormtroopers não são clones ? Ou é isso que foi dito a eles ?

    • Stormtroopers nunca foram clones, eles são soldados recrutados da galáxia, os últimos clones servem na 501st Legion (Punho de Vader). E parece que os Troopers da Primeira Ordem são mais rígidos que os do Império, exatamente por serem retirados de suas famílias, enquanto os do império eram recrutados.

      • Pera lá… acho que vc está um pouco perdido!!!
        Os Stormtroopers eram todos clones e vieram para substituir as legiões de andróids, tá lembrado?
        Nessa nova fase e com ênfase na PRIMEIRA ORDEM, que não é o IMPÉRIO, diga-se de passagem, a formação do exército de troopers segue uma linha muito diferente daquela do IMPÉRIO. Para a criação e maturação dos CLONES eram precisos alguns anos e talvez esse seja o motivo de terem adotado outro tipo de exército. Não lembro de relatos acerca do clonadores terem sido destruídos ou terem parado de fornecer clones para o IMPÉRIO, mas o fato é que no DESPERTAR DA FORÇA, Kyle Ren fala sobre voltar com o exército de clones, dando a entender que este novo modelo de exército não é tão competente quanto o antigo.

    • Na realidade não, basicamente Stormtrooper foi uma denominação dada após o início do Império Galáctico, os primeiros Stormtroopers eram Clones mesmo sobreviventes das Guerras Clônicas, porém ao inicio do período imperial, foram cortadas as relações com Kamino, que era onde se produziam os clones, e o Império necessitou de uma iniciativa mais barata do que os clones. O Império então cria academias imperiais para treinamento de soldados. Soldados estes que eram treinados para diversas situações terrenas, deserto, neve, dentre outros por isso as variações dos uniformes deles adaptados para cada situação. Agora cito uma opinião minha que pode ou não estar certa, o Império e a Primeira Ordem eram uma espécie de ditadura dentro da galáxia assim como foi a Ditadura Militar no Brasil, ou se apoiava por bem ou pelo mal, creio eu que muitos se ofereciam ao trabalho pelo Império pra sobreviver ou porque acreditavam de fato que aquilo era o certo a se fazer e vejo também uma espécie de palno de treinamento onde o Império/Primeira Ordem buscava crianças para as treinar desde cedo tornando-as excelentes soldados e submissos à organização. Quando Finn diz ter sido retirado de sua família é mais ou menos isso, se ia aos quatro cantos da galáxia recrutando crianças se assim dizer pois era uma ordem Imperial e todos deviam respeitar.

      • Obrigado Douglas, excelente explicação!Não entendi a principio porquê os clones usavam os mesmos uniformes que os soldados, mas faz sentido se pensarmos que aquele era o uniforme de um exército, pouco importando se quem os vestisse era clone ou não.

        Abraços!

  8. Eu vi uma ligação próxima de Poe e Kyle logo no início do filme. Como se eles já tivessem uma certa intimidas ou amizade. Acredito que exista algo nisso não revelado.

    • Obrigado Douglas, excelente explicação!Não entendi a principio porquê os clones usavam os mesmos uniformes que os soldados, mas faz sentido se pensarmos que aquele era o uniforme de um exército, pouco importando se quem os vestisse era clone ou não.

      Abraços!

  9. Uma pergunta bem importante também é como que Mara Jade encontrou o primeiro sabre do Luke. Todos sabemos que o mesmo se perdeu em o Império Contra Ataca e ela mesma diz que é uma uma importante pergunta mas para um outro momento.

  10. Angie Darenn Valdivia em

    Respondendo a pergunta 1: DEPRESSÃO, DESILUSÃO!se até o sobrinho dele foi pro lado negro da força… como ele…sozinho… conseguiria mudar essa história?
    Pergunta 2: Acho q ela é filha de algum amigo/jedi e como sabiam q ela tinha o carma para ser Jedi a esconderam
    Pergunta 3: Ela ficou em Jakku por que lá seria seguro…ninguém a encontraria naquele fim de mundo!
    Pergunta 6: Ele é a ovelha negra da família. Nem todo mundo é bonzinho…. e ele como revoltado da família quis ir pro lado negro da força… pq achou q poderia ser tão poderoso quanto Darth Vader! 😉

  11. Tenho um livro q se passa quarenta anos depois do episódio 4.O han solo está neste livro,oque pode ter acontecido com ele.o livro se chama provação de Troy denning

    • Na realidade após os direitos serem comprados pela Disney e J.J. ter assumido a direção, o universo expandido foi reorganizado, todos os livros, jogos e HQ’s receberam um selo Legends, então não fazem mais parte do Cânone de Star Wars, são lendas, histórias, livros para diversão mas que não fazem parte da história de Star Wars de fato. Tudo isso ocorreu porque muito do que estava no Universo Expandido estava desconexo, por um lado foi muito bom pois foram retiradas coisas absurdas, mas por outro perdemos algumas coisas bem interressantes. No caso este livro que Tu citas só serve apenas como um conto, não é a história oficial, diga-se de passagem são textos apócrifos. Agora temos um Canon muito bem organizado, procure dar uma olhada que ver as obras que fazem parte dele, muitas já estão à venda aqui no Brasil.

    • Melhor questionamento… ele pode ou não pode ser um usuário da Força sem saber. Ambas as opções são muito interessantes, até pq tivemos um cara fodão com lightsabers mesmo sem ser um sensitivo à Força: Grievous, cujas habilidades se devem ao treinamento com Dooku/Dookan.
      (embora particularmente eu acredite que Finn seja um futuro Jedi – assim como o Poe, mas aí é outra história)

  12. Se a história trazia anakin como o escolhido,ele matou os sith no episodio VI,entao como existe esses outro sith?
    A paz que anakin trouxe foi temporaria?
    Tendo em vista q os sith voltaram.

  13. Como Rae pode ser filha de Luke, se os Jedi não se casam? A não ser que Luke tenha ido para o lado negro da força. Rae pode ter sido gerada diretamente pelos midichlorians (não sei se escreve assim!). O mestre de Obiwan (Qui-Gon Jinn) disse no episódio 1 que alguns acreditavam que isso era possível. Isso explicaria a força ser tão grande nela.

  14. O filme foi bom, mas podia ter sido melhor. Tirando as lacunas propositais que deverão ser resolvidas nos próximos episódios, ele ficou mal resolvido em muitas coisas, Como as que fez a ray empunhar o sabre laser com a destreza de um jedi treinado, a do finn ussr um sabre sendo que nem jedi ele é, já que para empunhar o sabre teria que ter um treinamento, outra coisa a rey tudo que ela mexe ela consegue resolver com facilidade… o vilão sem graça depois de tirar a máscara… e uma coisa que achei paia é a obsessão por construir estrelas da morte e destruir planetas.. deveria ter sido outro objetivo, esse ja passoi em varios episodios. Mas enfim, é um bom filme sim e assistiria denovo.

  15. William, os Jedis nao devem se casar, é difetente. O fato de Anakin e Padme terem se amado e gerado filhos não foi o motivo de ele ter ido para o lado negro. O que o levou foi o medo de perdê-la.

  16. Eu tenho muitas perguntas, algumas das quais foram citadas aqui. Também não lembro de ter ouvido que Kylo matou os aprendizes. Quanto a Rey derrotar Kylo, também achei meio inverossímil, mas lembro então que a Força “chamou” Rey até que ela encontra o sabre que era de Anakin e de Luke. É como se o sabre já tivesse pertencido a ela….será por isso que ela sabe manejá-lo?

  17. Acho também que não devemos nos basear em teorias do universo estendido da saga para responder a todas as perguntas . Cada livro que eu compro tem como propaganda o fato de ser a provável continuação, ou até tão bom quanto o próprio Lucas teria escrito. São autores diferentes com abordagens e desejos diferentes em relação à saga.

  18. Mas enfim, minha grande dúvida é : porque Han Solo? Por que justo ELE? Pela carga dramática do parricídio? Talvez…Pelo fato dos personagens antigos precisarem começar a dizer adeus para consolidar os novos no imaginário dos fãs? De novo, talvez. Mas espero de TODO CORAÇÃO que haja uma reviravolta e que ele reapareça no episódio VII.

  19. Algumas perguntas ficaram no ar? Sim, mas se for em explicar todas elas a fundo teremos um filme chato e longo demais, lembremos que quando asistimos a trilogia clássica não sabíamos muita coisa do imperador, mas ele estava lá e tantos outros personagens e essa é a coisa legal do filme, misterios para que nós fãs possamos discutir. Que se força esteja com vocês.

  20. Na minha visão Rey pode tanto ser filha do Luke, como também uma filha mais nova de Han e Léia criada por Luke e que foi afastada da família devido ao a ameça de Kylo (porém se fosse esse o caso a Léia perceberia assim que a visse que se tratava de filha dela e já ia começar o mimimi mamãe e filhinha). A Nova ordem não é formata de Sith, Snoke não foi dito como um Sith, e Kylo Ren é um líder do exército de Ren e tem domínio do lado negro da força. O filme se chama O DESPERTAR da força justamente por que a mesma desperta na protagonista de forma surpreendente, tanto que Snoke e Kylo Ren percebem o despertar e a ameaça que isso trará para eles, e quando Ren volta ela já escapou. Ren toma uma pau dela pois ele está machucado, seu treinamento não está completo e por que sim, a força despertou de maneira muito forte na Rey. Uma coisa muito estranha é: Como Anakin era um cara bom que foi para o lado negro e depois voltou para a Luz, Bem Solo só poderia ter duas visões dele: 1 – Meu avô era uma pessoa boa que se tornou má e voltou para o lado bom, logo não quero me foder que nem ele e serei bom pra sempre\ 2 – Como Anakin foi seduzido pelo lado negro da força a família Skywalker/Solo não iria contar isso para o neto, e logo Darth Vader não seria referência nenhuma para Ren, porém ele pode ter sido seduzido por Snoke com estórias da caroxinha, as vezes ele nem sabia mesmo que Darth Vader era seu avô e foi escondido durante toda sua infância e quando ele descobriu ele surtou. Finn maneja o sabre de luz de forma precária, sabre de luz seria como qualquer outra espada, e isso ele tem uma noção. A separação de Han e Léia não fez Ren ir para o lado negro da força, Ren ir para o lado negro da força fez Léia e Han se separar. Poe e Kylo tem ligação pois todos aqueles que são da resistencia foram rebeldes um dia, e Kylo Ren sendo filho de Léia e Han era um dos rebeldes, então todos meio que já sabem dele e o conhecem, assim como o senhorzinho no começo do filme em Jakku. Na trilogia clássica nem grávida a Léia estava, em qual fillme diz que a Léia está grávida? Ainda mais de gemeos? Acho que se confundiu com a Padme.

Deixe seu comentário