Fala de Luke Skywalker no trailer de Episódio VIII reforça teoria sobre o fim dos Jedi

2

O trailer de Os Últimos Jedi divulgado na manhã dessa sexta-feira trouxe as primeiras imagens do filme, mas deixou muitas dúvidas no ar. Praticamente todo o vídeo é narrado por um diálogo entre Luke e Rey, remetendo ao treinamento da jovem. A última fala de Luke, no entanto, deixou uma pulga atrás da orelha de todos os fãs.

O mestre Jedi diz: “Eu só tenho uma certeza. É hora dos Jedi acabarem”.

A fala remete a uma teoria, que postamos no início desse ano aqui no FSW, de que os Jedi poderiam chegar ao fim. Veja bem, quando dizemos “Jedi”, não queremos dizer que Luke, Rey e seus futuros seguidores, irão morrer e o lado da luz mergulhar na escuridão. Não é isso. O que nos parece é que, após muito exílio e meditação, Luke Skywalker chegou a uma conclusão: os Jedi não utilizam tão bem a Força, deve haver outro meio.

Entenda:

Luke é filho de Anakin Skywalker, o Escolhido que cedeu ao Lado Negro, traiu a Ordem Jedi e foi um dos principais responsáveis pelo seu extermínio. Luke conseguiu salvar o seu pai ao final de O Retorno de Jedi e o resgatou para o caminho da luz, ajudando Anakin Skywalker a cumprir a tal profecia que conhecemos nas Prequels.

Depois disso, Luke resolveu criar uma nova Ordem Jedi, repassando os ensinamentos para seus novos Padawans. O que aconteceu? Seu sobrinho, Ben Solo, cedeu ao lado negro e exterminou a academia de Luke, seguindo os passos do seu avô.

Ou seja, Luke conviveu, por duas vezes, com tentações ao lado sombrio da Força em sua própria família, que resultaram em danos irreparáveis. O Jedi, assim, se exilou em Ahch-To, buscando compreender mais sobre os caminhos da Força. Em seu exílio, Luke pode ter percebido que o jeito que os Jedi trabalham a Força não é o ideal. A compreensão do lado negro, por exemplo, pode ser vital para um usuário em constante equilíbrio. Deve haver, portanto, um meio termo entre o que os Jedi praticavam e o que os Sith praticavam.

Lembrando que os Sith foram extintos, mas os Cavaleiros de Ren entraram em seu lugar. Não seria uma surpresa, assim, que os Jedi fossem substituídos por uma ordem mais evoluída.

Pelo que o trailer indica, esse é o raciocínio de Luke. Isso não significa, no entanto, que o mestre esteja certo. Pode ser um “achismo” dele, um ponto de vista gerado por suas experiências pessoais. Alguém pode mostrar que ele está equivocado.

O que vai acontecer?

Em dezembro, saberemos.

Compartilhe

Sobre o autor

A casa de todos os fãs de Star Wars. Notícias, vídeos, colunas e tudo sobre a maior saga da galáxia.

2 Comentários

  1. Valdo Nóbrega em

    Acredito que seja em duas versões da fala pois há ambiguidade na frase: ou eles vão se acabar ou vão acabar com algo?
    Ele pode prever o que acontece, mas quer que acabe antes para que possa fazer de outro jeito.

Deixe seu comentário