Apesar do que Obi-Wan disse em Rebels, Anakin Skywalker é o escolhido, não Luke. Entenda a polêmica.

27

No último sábado, o episódio “Twin Suns”, da série animada Star Wars Rebels, trouxe o retorno de Obi-Wan Kenobi à saga, o seu derradeiro confronto com Maul e uma questão que gerou polêmica: quem é, afinal, o escolhido da Profecia Jedi?

Após derrotar Maul, Obi-Wan segura o corpo do rival, que o pergunta “ele é o escolhido?”. Sem vacilar, Obi-Wan responde “sim, ele é”. A um primeiro olhar, a pergunta poderia ser interpretada como sobre Anakin Skywalker. No entanto, os outros diálogos anteriores e o fato de Obi-Wan estar em Tatooine protegendo o jovem Luke, mudaram a lógica. Obi-Wan estava falando sobre Luke ao responder a pergunta de Maul.

Desde então, o fato gerou um grande debate entre os fãs de Star Wars. Muitos passaram a acreditar que o filho de Anakin era, de fato, o escolhido que iria trazer o equilíbrio na Força.

Vamos colocar as coisas no seu devido lugar.

No momento do episódio “Twin Suns”, Obi-Wan era um ancião remanescente do purgo Jedi, ocasionado pelo Imperador e Darth Vader, outrora Anakin Skywalker, pupilo de Obi-Wan. Como aconteceria com qualquer um de nós, a matança promovida por Vader colocou uma dúvida na cabeça do velho Ben: se ele era o escolhido e iria trazer o equilíbrio para a Força, como ele pode ter matado todos os Jedi, se unido aos Sith e ter deixado a Força na escuridão? Esse pensamento é uma síntese do que Obi-Wan fala ao próprio Vader no final do seu confronto em A Vingança dos Sith:

“Você era o escolhido. Era para você ter destruído os Sith, não se unido a eles. Trazer o equilíbrio à Força, não deixá-la na escuridão”.

Entenda: Obi-Wan não assistiu aos filmes de Star Wars, risos. No momento do episódio, ele não sabe o que acontecerá a frente. Na cabeça dele, Anakin não era o tal escolhido, já que mergulhou a Força em uma escuridão sem fim. O velho Ben não podia imaginar que, alguns anos depois, Anakin voltaria ao caminho da luz e destruiria, enfim, os Sith: o Imperador e ele mesmo.

Ou seja, em “Twin Suns” Obi-Wan acredita que o escolhido ainda está por vir. Na sua percepção, o cargo poderia ser preenchido por Luke. Afinal, o jovem era filho do Jedi mais poderoso que existiu. A questão é que essa percepção não passou de uma esperança.

Obi-Wan permaneceu em Tatooine e protegeu Luke porque acreditou que, no momento certo, o jovem deveria conhecer os caminhos Jedi para derrotar os dois Sith que controlavam a Galáxia e, assim, trazer o equilíbrio a Força. Para ele, Luke era a única esperança, fato que ele deixou muito claro em O Império Contra-Ataca, durante diálogo com Yoda.

Agora, vamos relembrar. Qual foi o papel de Luke? Ele se tornou um Jedi, mas não derrotou o Imperador e Darth Vader. Muito pelo contrário. Ao final de O Retorno de Jedi, Luke estava à beira da morte pelas mãos do Imperador. Não foi ele que trouxe o equilíbrio. Luke foi uma peça-chave para transformar Vader, despertar o seu lado bom adormecido, aquele que Pádme falou que existiu em seu leito de morte. Esse despertar trouxe Anakin de volta das sombras e, assim, ele fez o que sempre deveria ter feito: destruir os Sith.

Luke fez o papel que sua mãe não teve tempo de fazer: apelar ao lado humano de Anakin.

A informação colocada em Rebels é apenas uma pequena parte de um quebra-cabeça. Você não deve interpretá-la como verdade final. É preciso assistir e conhecer toda a série para saber que, no final das contas, a afirmação de Obi-Wan era apenas uma questão subjetiva. Um “achismo”, digamos assim.

No Twitter, Pablo Hidalgo, uma das cabeças do departamento de histórias da Lucasfilm, disse:

“Lembrando que se um personagem de ficção pensa algo, não significa que necessariamente ele está certo”.

“Em outras palavras, assista os episódios IV a VI e perceba onde o velho Ben acredita que a salvação está e onde ele acha que não existe esperança”.

Já Dave Filoni, showrunner da série, disse:

“Se você nunca viu (nada de Star Wars) ou se não dermos o contexto daquilo, muitas pessoas não vão entender o que está acontecendo ali. O fã de Star Wars vai, mas a pessoa comum não”.

George Lucas, nos extras de A Vingança dos Sith e em diversas ocasiões, disse com todas as letras:

“Anakin é o escolhido”.

Ou seja, a resposta para o imbróglio está no todo, no contexto geral que a saga nos dá. Luke pode ser o Jedi mais poderoso que ainda existe, mas ele não era o escolhido. Anakin, o seu pai, foi o responsável por fazer exatamente o que a Profecia dizia. No entanto, como homem, ele cometeu graves erros no caminho.

E é isso. É canônico e é um fato bem definido por todos os filmes e produtos da série.

Em Os Últimos Jedi, poderemos ter mais informações sobre a questão.

Compartilhe

Sobre o autor

Yan Caetano é o criador e editor-chefe do site Frases de Star Wars.

27 Comentários

  1. Minha visao é diferente na razao de Anakin ser o escolhido, ele trouxe equilibrio a Força no momento em que aniquilou todos os Jedi, uma vez que equilibrio que dizer que duas coisas sao iguais, entao o lado negro da Força precisava ser equilibrado com o lado “bom” e foi isso que Anakin fez. Acabar com o lado negro da Força somente deixou a Força desequilibrada de novo, nesse desequilibrio nasce um lado negro mais forte que os Jedi para equilibrar a Força de novo

    • Raone Rosa Lima em

      Concordo com essa lógica. A Força em si tem um lado negro e um lado da luz. Se há apenas luz não há equilíbrio. Tenho a teoria de que para ser um com a Força, é preciso abraçar aos dois lados. No momento em que se escolhe apenas a luz, ou o lado negro, é impossível estar em contato total com uma Força que tem os dois lados.

    • George Lucas disse que o equilíbrio só é atingido quando não existem usuários do Lado Sombrio, porque o lado sombrio destrói tudo que toca.
      Entretanto, luz de mais cega.
      Acredito que é isso que o Luke entendeu agora no novo filme, quando diz que os Jedi tem que acabar. Não havendo luz de mais, não há necessidade de ter escuridão para equilibrar.

  2. Como o próprio Ben disse no episódio VI “(…) A verdade depende, muitas vezes, de seu ponto de vista” para aquele momento e para ELE, o Luke é o escolhido. Mas isso não passa do ponto de vista dele.

  3. Concordo plenamente com isso o obi-wan sempre teve esse jeito de te colocar uma pulga atras da orelha e fazer vc acreditar q é apenas um ponto de vista assim como veder matar o anakin

  4. Ai, ai, ai, ai… Geralmente eu não coloco colher nesse balaio de star wars, mas porque raios o pessoal acho que o “equilíbrio” da força significa o lado bom vencer o lado mal. O equilíbrio da força é justamente um jedi não ceder nem para um lado nem para outro, por isso chama-se EQUILIBRIO. Sim, Luke foi o escolhido e sempre será porque ele não cedeu as investidas e chantagens do Palpatine (vejam a semelhança da morte do Doku e a vez do Luje no Retorno de Jedi. Sim Anakin foi fraco naquele momento, Luke não. Ele deu equilíbrio. O fato dele não ter ganho na luta contra o Palpatine era justamente que para derrotá-lo era necessário ceder para o lado negro, coisa que o Luke sacou bem na hora que notou que o Vader/Anakin também tinha perdida uma mão. Ou seje criança, Luke ainda é o escolhido, ele é F@d@ e vamos ver isso no episódio VIII.

    • Não mesmo. O criador falou, então tah falado.
      George Lucas disse que o equilíbrio só é atingido quando não existem usuários do Lado Sombrio, porque o lado sombrio destrói tudo que toca.
      Entretanto, luz de mais cega.
      Acredito que é isso que o Luke entendeu agora no novo filme, quando diz que os Jedi tem que acabar. Não havendo luz de mais, não há necessidade de ter escuridão para equilibrar.

  5. Excelente texto. Na minha opinião Anakin sim é O Escolhido e ele trouxe equilíbrio a Força mas não do jeito que esperávamos e não no momento em que esperávamos. Foi preciso ele mergulhar a Força na escuridão e vir dele o filho que ao final de tudo o trouxe de volta para que ele restaurasse o equilíbrio. Nos acontecimentos do Episódio III ainda não havia o tal desequilíbrio. Com a reviravolta Sith, a morte dos Jedi’s, aí sim surgiu o desequilíbrio e à partir daí começa o processo do Escolhido em restaurar tudo. Foi preciso ele perder tudo o que tinha, ir ao fundo do poço, mergulhar a Força nas trevas para daí sim vir o equilíbrio. Sem Anakin Skywalker não haveria Luke Skywalker, então Anakin era o Escolhido.

  6. Cara, acho q temos que considerar o que Yoda escutou: “Há um outro Skywalker”. Lembram? último capítulo de Clone Wars? E tipo,só do 8° filme em diante saberemos.

  7. É tudo muito bonito, mas falta detalhes importantes na história. No final de “O Retorno do Jedi”, em que o imperador está matando Luke e o Vader está só observando, ele pede, “Pai me ajude!”. Vader mata o imperador e ferido, acaba morrendo também. A frota imperial se dispersa (mas não é destruída!), a Rebelião vence, nasce uma Nova República, etc. Luke Skywalker destrói uma estrela da morte, se torna um dos mais importantes membros da rebelião, traz Darth Vader para a luz, participa da derrota do imperador, funda uma nova ordem jedi e treina toda uma nova geração de jedis. Qual personagem fez mais do que ele, para trazer equilíbrio para a força? O que Vader fez para receber a redenção de tudo o que ele fez? O George Lucas está apenas fazendo mais bobagens.

    • O que o Vader fez? Que tal limpar a Ordem Jedi de dogmas e doutrinas? Que tal DESTRUIR os 2 Sith que existiam na galáxia? O Luke continuou o legado de seu pai, que foi o verdadeiro herói. Para receber a redenção o Vader salvou a galáxia da ameaça Sith. E você tah bem antenado hein? GL não está fazendo mais nada lá. É a Disney que manda agora. Só deixaram o GL lá pra fingir que ele tem algum poder criativo. Logo logo ele sai.

    • Assim como o Obi-Wan, o Yoda viu o purgo Jedi e sempre foi o mais cético quanto ao treinamento do Anakin. Ele nunca disse que o Anakin era o escolhido. Após o purgo, sua esperança residia no Luke. Quando o Luke se colocou em perigo ao ir para Bespin enfrentar o Vader, Yoda relembrou que havia “outro Skywalker”, se referindo à Leia. Caso o Luke falhasse, ela seria a última esperança. E isso tudo aconteceu no ep5. No CW o Anakin ainda não tinha filhos…

  8. Anakin sempre foi o escolhido, a força o deu vida ele n tinha um pai diferente de Luke, era a vontade da força a vinda de Anakin, Luke foi s uma peça mto importante para fazer seu pai vencer Vader e retornar ao lado da luz, pois sem Anakin o imperador teria matado Luke e a força continuaria jogada nas trevas!

  9. Leandro Dias e Silva em

    Bom, eu sempre acreditei que o título O RETORNO DE JEDI se refere ao retorno de Anakin Skywalker no coração do Vader, para resolver a situação é salvar o filho dá morte !

  10. Mas tbm temos que levar em consideração. Que Luke encontra o equilíbrio da Força no momento em que ele derrota Vader com o sabre de luz no Retorno de Jadi. Lembram que Dath Vader estava tentando naquele momento traze-lo para o lado negro e ele quase cedeu? Mas logo depois ele grita”NÃO” e derrota o Sith. Podem ter várias teorias do escolhido, mas pra mim, Luke cumpre a profecia do equilíbrio naquele momento.

  11. Anakin já é gerado pela força naturalmente, em resposta a seres gerados pela força de forma provocada. As experiencias de darth Plagueis, mestre de Sidious, causaram um desequilíbrio na força. E Anakin surge para restaurar esse equilíbrio. Spoiler do livro “Plagueis”.

  12. Só pra complementar o que foi dito na matéria: em A Vingança dos Sith o mestre Ioda disse: “uma profecia mal interpretada pode ser”, então acredito que a profecia se refere sim a Anakin!

  13. Matheus gualberto em

    Equilíbrio significa luz=sombras e não luz >sombras sendo assim Anaximandro atingiu o equilíbrio ao matar os jedi que pendiam a balança para um lado

  14. Coitado de quem acha que aquela menina Rey é a verdadeira escolhida… O escolhido é o Anakin! O Geroge Lucas já deixou bem claro. A Disney querer mudar isso agora é só mais um prova de merda que eles estão fazendo no cânone.

  15. sinceramente parece que todos preferem diminuir o Luke, a exemplo a maioria prefere Han Solo a Luke Skywlker, é inegável a atuaçao de Harrison Ford, mas os que os Fãs parecem nao compreender é o lado da superaçao de Luke. Primeiramente do drama familiar, além de nao conhecer seus pais sentia-se isolado de todos e de tudo em Tatooine, depois descobre que seu pai era exímel cavaleiro jedi e que fora traido e morto por um tal de Darth Vader, aí aguenta coraçao o homem que matou seu pai, que simboliza todo lado negro da força é o seu pai. Para completar Luke nao teve o “devido treinamento” nas palavras de Yoda, e mesmo assim apenas com coragem vai para o embate final contra Darth Vader e Darth Sidious. O mínimo que se poderia fazer é dizer sim de fato Luke é o escolhido achávamos que era o seu pai, afinal foi por causa de Luke que o Imperador morre.

  16. Marcelo Sant' Ana em

    To achando isso aqui muito doido. Anakin é o escolhido. E ele é o escolhido por que transitou dos dois lados da força. Ele pode ceder ao lado negro e regressar ao lado da luz em dois momentos cruciais. Isso torna ele tão importante e dá tanto equilíbrio à força. Esse trânsito! Coisa que Luke ou Leia jamais seria capaz de fazer. Luke Skywalker é um personagem fora de série. Mas Anakin é o precursor de toda a convergência que os filmes de Star Wars relatam. Ele é a escolha. Não só de George Lucas. Mas da própria franquia. E é por isso que ainda acho que Rey é tão forte na força por que é a reencarnação de Anakin Skywalker !!! Um grande abraço a todos e que a força esteja com vocês!

  17. Vários comentários legais e que se locupletam, estou adorando ler tudo o que vocês escreveram nos comentários. Mas o cânone está reaberto e desde o episódio 7. O Lucas dizer que Anakin é o escolhido pode não querer dizer nada, tudo pode acontecer. Mas o mais interessante é entender o que significa equilíbrio (segundo os dicionários – física – condição de um sistema em que as forças que sobre ele atuam se compensam, anulando-se mutuamente.) equilibrar é, para a física, anular as forças. Imaginem uma gangorra com duas crianças, uma em cada ponta do brinquedo. Ambas tem o mesmo peso, logo a ação delas sobre a gangorra é nula, ou seja, um corpo só está em equilíbrio quando as forças que atuam sobre ele é igual a zero. Acho que só existem dúvidas e coisas que podemos supor, certezas mesmo não dá pra ter. Eu acho que Luke pode ser o escolhido para “equilibrar” a força. Querendo ou não o episódio VIII vai ser muito esperado e vai esclarecer muitas coisas! Abrações

  18. Rafael Portilho em

    Na minha interpretação……não há equilíbrio quando há lado sombrio e lado luminoso da Força. Enquanto um deles existir, não haverá equilíbrio.
    Para haver equilíbrio, deve-se balancear estas duas visões em uma só……como no caso do Bendu ou dos Gray Jedi.

Deixe seu comentário