O Último Jedi jamais irá morrer

0

Fãs de Star Wars em todo o mundo comentaram e continuam comentando sobre o título do Episódio VIII: The Last Jedi. A versão oficial em português ainda, pelo menos até o momento em que escrevo estas linhas, não foi confirmada. Por essas e outras que alguns fãs estão apreensivos e perguntam quem seria(m) o(a)s último(a)s Jedi. Mestre Yoda em O Retorno de Jedi confirmou que Luke seria o último após sua morte. Se levarmos em consideração que Rebels nos mostrou o “último” Jedi sobrevivente da Ordem 66, Kanan Jarrus, o que nos abre um leque de indagações na qual uma delas é que outros Jedi podem muito bem ter sobrevivido e se espalhado na galáxia, estes seriam talvez os “últimos”? Teorias não faltam, inclusive já escrevi em um texto anterior sobre a teoria de uma Sociedade Secreta Jedi em que todos os Jedi que sobreviveram à perseguição imperial não deixaram que a Ordem Jedi morresse e todo o conhecimento da Força nunca fosse perdido, com isso toda a filosofia seria passada para uma próxima geração de seguidores dessa nova sociedade, será que esses últimos Jedi se revelariam agora?

E quanto a Ezra Bridger? Ele pode muito bem ter seguido durante anos um treinamento intenso até chegar ao Episódio VIII e se revelar como o último Jedi após a morte de Luke, por que não? E se o título em português for A Última Jedi? Esqueçam a Rey, temos Ahsoka Tano, e mesmo apesar dela dizer que não era mais uma Jedi, não importa: uma vez Jedi, sempre Jedi. Parece que as possibilidades são muitas, e olha que nem comentei a respeito da logo ter aparecido na cor vermelha. Só esse detalhe já foi o suficiente para causar um furor tremendo de interpretações, dentre elas, por exemplo, que o vermelho quer dizer que Luke vai morrer. A verdade é que a história dos Skywalkers um dia vai acabar, com isso teremos apenas os spin-offs e os outros episódios sequenciais abordando diversos temas sem que estejam de alguma forma ligados com algum Skywalker.

Mas o que significa realmente ser o último? Essa palavra forte que remete à despedida, que nos diz que nunca mais teremos outro, depois do último tudo acaba. O último cavaleiro Templário, o último samurai, o último cidadão de Roma, o último rei da Escócia. As ideias sobrevivem, pode não haver mais seguidores diretos, é verdade, mas o legado jamais será tirado do cerne da humanidade. Na Guerra de Troia, antes que ela fosse totalmente dizimada pelos gregos, há uma lenda que diz que Páris, um dos príncipes da cidade, entregou uma espada-símbolo para um cidadão qualquer e disse que “enquanto essa espada estiver nas mãos de um troiano, Troia terá um futuro”. Metaforicamente o legado deixado pelo último Jedi terá o mesmo significado. Ele terá a responsabilidade de deixar para a História toda a mitologia Jedi viva na cultura de cada planeta; o último Jedi honrará a memória de todos os mestres e padawans que morreram para defender cada cidadão do universo; o último Jedi será o exemplo da paz e da justiça, que com a ajuda dos rebeldes conseguiram dar para a galáxia; o último Jedi será a lenda que preservará o nome da Ordem Jedi por toda a eternidade; o último Jedi passará o conhecimento da Força para toda uma geração. Depois de presenciar todas essas realizações, não teremos como negar, todos se lembrarão dos Jedi como uma lenda, um mito, um símbolo, não importa o que aconteça, o último Jedi jamais irá morrer.

Frase de Star Wars que não está em Star Wars:

“Eu sou o último Jedi”.  Por Luke Skywalker

Compartilhe

Sobre o autor

Marcelo Mesquita é membro do Conselho Jedi do Rio de Janeiro e apaixonado por Star Wars.

Deixe seu comentário