Os Últimos Jedi: “sim, vocês serão”

2

Isso mesmo, a versão oficial foi divulgada e descobrimos que o título The Last Jedi em português será Os Últimos Jedi, agora que o bicho pega, pois não é só o Luke que estará por aí empunhando seu sabre, pode ser que ele esteja com mais um, ou mais dois, ou quem sabe até com um exército inteiro com mais de 10 mil Jedi. O fato é que Luke não estará sozinho e nós só podemos elaborar as teorias. Há milhares de anos os Jedi foram guardiões da paz e da justiça na Velha República e, desde o seu genocídio perpetrado pelo Imperador, tudo que se conhece da Ordem Jedi foi praticamente perdido até surgir a figura do mito em Luke Skywalker. Com a Ordem 66 decretada os clones massacraram sumariamente todos os Jedi da galáxia, ou quase todos. Até a Trilogia Clássica, os únicos Jedi sobreviventes que se tinha notícia eram Obi-Wan Kenobi e Yoda. Em O Retorno de Jedi vimos claramente mestre Yoda dizer que após sua morte, Luke seria o último Jedi, mas também disse para Luke passar adiante o que aprendeu de seu treinamento em Dagobah. Evidentemente que Luke se tornou um excelente Jedi, fazendo tudo o que a gente sabe que ele fez e também o que a gente não sabe, por exemplo, formar outros Jedi.

Não ficou realmente claro o que Luke fez todos esses anos, em O Despertar da Força ficou subentendido que Luke montou uma espécie de Academia Jedi, já que o vimos aparentemente se lamentar, ao lado de R2, por uma possível destruição. Seria de sua Academia? Será que Kylo Ren destruiu toda a instituição do próprio tio? Han Solo deixou em aberto esse acontecido e várias incógnitas e teorias surgiram. Em um texto anterior cheguei a levantar a questão de que o Luke pudesse ser de fato, o último Jedi, com a confirmação do título no plural, agora as teorias são outras. Afinal de contas, quem serão os últimos Jedi? Será que após o fim da Academia, seus padawans formaram uma pequena milícia Jedi quando souberam de seu isolamento em Ahch-To? Será que houve mais Jedi sobreviventes além de Kenobi e Yoda, mestre Windu talvez? Será que Kanan e Ezra sobreviverão todas as temporadas do Rebels para se revelarem como os últimos Jedi?

Como se a ansiedade não matasse um fã por dia, a expectativa por trás de Os Últimos Jedi é enorme, isso porque não são só os últimos Jedi que vamos ver, tudo indica que também veremos pela última vez a Princesa/General Leia, já que até o momento sua aparição no Episódio IX em CGI, está praticamente descartada, por causa da morte da atriz Carrie Fisher. Talvez isso mude com a Celebration que este ano será realizada em Orlando, na Flórida-EUA. Talvez possam nos revelar mais detalhes sobre a trama do Episódio VIII, o desenrolar do enredo do Episódio IX e, especialmente, que possam nos mostrar no mínimo um teaser que vá além daquele que circulou na internet em que mal se ouvia alguma coisa e que a maioria dos fãs afirmou que era fake. O que nos conforta é que J. J. Abrams disse, pouco tempo atrás, que Mark Hamill fez uma atuação digna de Oscar, isso prova que teremos muito do Luke na tela. Vamos aguardar, pois diferentemente do Capitão Nascimento que dizia “jamais, nunca serão” para seus recrutas em Tropa de Elite, Luke com certeza diria para seus padawans em Os Últimos Jedi: “sim, vocês serão”, e quando isso acontecer saberemos quem eles realmente são.

Frase de Star Wars que não está em Star Wars:

“Luke não é o último Jedi, outros existem.” Por Mestre Yoda

Compartilhe

Sobre o autor

Marcelo Mesquita é membro do Conselho Jedi do Rio de Janeiro e apaixonado por Star Wars.

2 Comentários

  1. Finn é covarde, tem medo, mostra bem isso em O Despertar da Força ao querer fugir da Primeira Ordem a todo momento, e quando ataca, ataca com raiva e o medo e a raiva levam ao Lado Negro. Lembra-se de Anakin quando teve seu primeiro encontro no Conselho Jedi no Episódio I e oque mestre Yoda disse ao menino Anakin ainda naquela reunião ?
    Finn nunca poderia ser um Cavaleiro Jedi.

Deixe seu comentário