TODOS os detalhes e TUDO o que você precisa saber sobre AQUELE lugar onde Darth Vader está em Rogue One [spoilers]

1

Essa matéria possui MUITOS spoilers. Se você ainda não assistiu Rogue One, caia fora daqui!

Uma das coisas mais esperadas de Rogue One: Uma História Star Wars era o retorno de Darth Vader à franquia. Surpreendeu, no entanto, a profundidade que a participação do vilão gerou ao universo canônico. Embora com um tempo de tela que não passe de 3 minutos, a presença de Vader foi de grande importância para a saga.

Preparamos uma matéria especial para responder às suas dúvidas sobre essa participação e revelar os detalhes importantes que você possa ter perdido. As informações vieram de revelações de Pablo Hidalgo (do departamento de histórias da Lucasfilm), dos livros oficiais do filme e de detalhes divulgados pelo site Slashfilm.

1 – Qual era o planeta em que Darth Vader estava em sua primeira cena? O que era aquela torre?

A visita de Orson Krennic a Darth Vader ocorre em um planeta vulcânico. Curiosamente, o planeta foi o único no filme que não recebeu um nome. Dadas as suas características, o público ficou com uma pulga atrás da orelha: aquilo era Mustafar?

Sim, senhor. Em Rogue One, Darth Vader vive no planeta em que ele assassinou toda a cúpula Separatista, asfixiou Padmé, duelou com Obi-Wan Kenobi e, derrotado, foi deixado à beira da morte. A informação foi confirmada na web pelo próprio Pablo Hidalgo, do departamento de histórias da Lucasfilm.

No livro The Art of Rogue One: A Star Wars Story, o roteirista Gary Whitta explica os motivos de Vader escolher Mustafar como o seu novo lar.

“O fato de ele ter escolhido criar o seu mausoléu em Mustafar reflete o conflito que existe dentro dele. Nesse lugar, ele consegue refletir sobre o que aconteceu com o homem que ele um dia foi. Ao mesmo tempo, é assustador, quando ele emerge com sua armadura. No final das contas, ele não é mais Anakin. Ele é Darth Vader”.

O castelo, portanto, é uma fortaleza de Darth Vader, um local que serve tanto para contemplação e meditação, quanto para o terror psicológico com seus inimigos.

2 – Com esse novo fato, qual é a história canônica?

No livro Star Wars: Marcas da Guerra, Wedge Antilles, piloto da Aliança Rebelde, menciona a torre de Darth Vader no seguinte trecho:

“No final das contas, Mustafar possuía importância para a liderança imperial? Rumores diziam que Darth Vader levava Jedi para o local há muito tempo atrás. Ele os torturava, buscando informações antes de executá-los”.

No Twitter, Pablo Hidalgo deixou uma pista sobre uma ligação da série animada Rebels com o local.

“Um diálogo do final da primeira temporada de Rebels, há um tempo atrás, foi criado para apontar para um mundo visto em Rogue One. É uma grande ligação”.

Na série animada, foi revelado que Mustafar foi controlado pelo Império após as Guerras Clônicas. As Forças imperiais mantiveram instalações secretas no planeta. Em um dos episódios, Kanan é levado para Mustafar e interrogado por Tarkin. Posteriormente, Hera fala sobre o que acontecia por lá.

“Eu ouvi o nome desse lugar apenas uma vez, de Kanan. Ele disse que Mustafar é onde os Jedi são levados para morrer”.

No livro Star Wars: Rogue One: The Ultimate Visual Guide, Pablo Hidaldo fornece mais detalhes sobre a fortaleza de Vader em Mustafar:

“Dark Monolith: a casa pessoal de Vader é uma torre obsidiana em um mundo inóspito. Vader vive em um lugar impiedoso. O assistente de Vader, Vanee, visita o Lorde Sith enquanto ele medita em uma câmara de rejuvenescimento. A forte e moderna estrutura é construída sobre um antigo castelo repleto de segredos obscuros”.

Vanne, inclusive, é aquele personagem encapuzado que se ajoelha perante ao tanque de Bacta onde Vader estava em Rogue One. O personagem é um dos conselheiros de Palpatine que aparecem em O Retorno de Jedi.

O livro The Art of Rogue One revela outros detalhes que o roteiro do filme apresentava sobre a torre. No script, o castelo era descrito como “uma fortaleza forte, sombria e com aparência brutal”. O produtor Doug Chiang acrescenta que “embora imperceptível, a ideia é que o castelo de Vader foi construído sobre um caverna natural – uma caverna Sith escondida muito abaixo no mundo de lava”.

3 – O castelo será visto em outros filmes da saga?

Não há como saber. No entanto, a apresentação do local em Rogue One abre possibilidade para o futuro. Em uma das artes conceituais de O Despertar da Força, podemos ver um castelo semelhante em um mundo de lava. A princípio, acreditava-se que o castelo seria uma idealização inicial da fortaleza de Maz Kanata. Mas, agora vemos que já era uma ideia para a história de Rogue One.

Sobre o futuro, Doug Chiang diz:

“O castelo de Vader em Mustafar em Rogue One foi pensado e construído para ser explorado para além da narrativa do filme. Nós estamos construindo mundos, então nós sempre temos em mente que esses mundos podem ser usados para contar a história do universo da saga”.

4 – George Lucas já havia imaginado o castelo

O castelo de Vader em Mustafar foi inspirado em criações antigas de Ralph McQuarrie. Em O Império Contra-Ataca, George Lucas imaginou um castelo vilanesco para Darth Vader. A ideia, no entanto, nunca foi parar nas telonas.

5 – E o tanque de Bacta?

No livro The Art of Rogue One, o artista conceitual Christian Alzmann fala sobre o tanque de Bacta e o porque vemos Darth Vader dentro dele em Rogue One.

“A ideia é que haveria uma máquina cilíndrica no meio desta sala e no meio da máquina haveria um tanque de Bacta para apenas uma pessoa. É uma câmara de meditação e recuperação. Ele fica na câmara, porque é o único lugar em que ele se sente confortável”.

6 – Por que Mustafar não foi nomeado em Rogue One?

No filme, todos os planetas receberam uma tarja indicando seus nomes, com exceção de Mustafar. Segundo Pablo Hidalgo, essa foi uma decisão de Gareth Edwards para deixar um mistério proposital para o público.

 

Compartilhe

Sobre o autor

A casa de todos os fãs de Star Wars. Notícias, vídeos, colunas e tudo sobre a maior saga da galáxia.

1 Comentário

  1. Leonardo Ferreira em

    Não tenho dúvidas de que o castelo de Darth Vader irá aparecer nos episódios VIII e IX. Tenho certaza que o Kylo Ren deve ter feito esse lugar como sua base, afinal, ele é obcecado pelo avô…

Deixe seu comentário